quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dia 4 - Filipe Reis

Baseado em Gênesis 22:1-12



Yahweh Yir'eh ("O Senhor proverá") 

O que você faria se pedisse muito algo a Deus, e Ele te desse, só pra depois pedir de volta, só pra depois querer tirar das suas mãos?

O dilema de Abraão acontece com todos nós, mesmo que talvez o Senhor nunca tenha lhe pedido o filho. Muitas vezes, pensamos que Deus foi mau ao agir assim, como um sádico, só pra ver o que Abraão faria. Mas Deus não é sádico. Nós mesmos é que gostamos de ver os outros sofrerem. Temos prazer nisso. Fiquei pasma ao ver hoje um pai dar um ovinho ao filho, supostamente de chocolate, só pra observar o menino abrir, morder, e ver derramar-se a clara e a gema. Cara de surpresa da criança, risadas debochadas do pai.

Mas como dizia, Deus não é assim. Quando Ele faz algo, sempre tem um propósito. Como um verdadeiro mestre, quer fazer aflorar o melhor de nós. Assim agiu com Abraão, fazendo revelar sua fé, a ponto de ser ele mesmo conhecido como o "pai da fé". Às vezes Deus nos pede coisas estranhas, dolorosas até, mas Ele tem um objetivo, pois "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28). Abraão confiava nisso e sabia que Deus proveria.

Deus poupou Isaque, como nos poupa de muito sofrimento, que às vezes nem imaginamos, mas não poupou Seu "filho, Seu único filho", quando foi pra nos salvar. Nem sequer pensou duas vezes. Jesus, como Isaque, subiu ao monte, carregou o madeiro, mas não houve cordeirinho pra morrer em Seu lugar. E nem poderia. Só Seu imenso sacrifício poderia nos dar vida plena, vida eterna. Deus realmente proveu um cordeiro, como séculos antes havia profetizado Abraão. O "cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo".

Comente!

--------------------------

Filipe Reis reside em Vila Nova de Gaia, que fica na margem sul do Rio Douro, em Portugal. Adventista do Sétimo Dia, foi batizado em março de 1989. Colunista do blogue Nisto Cremos. Colaborador da Rádio Novo Tempo. Casado com Sofia, tem um filho.

Seu site:  http://otempofinal.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário