quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dia 4 - Filipe Reis

Baseado em Gênesis 22:1-12



Yahweh Yir'eh ("O Senhor proverá") 

O que você faria se pedisse muito algo a Deus, e Ele te desse, só pra depois pedir de volta, só pra depois querer tirar das suas mãos?

O dilema de Abraão acontece com todos nós, mesmo que talvez o Senhor nunca tenha lhe pedido o filho. Muitas vezes, pensamos que Deus foi mau ao agir assim, como um sádico, só pra ver o que Abraão faria. Mas Deus não é sádico. Nós mesmos é que gostamos de ver os outros sofrerem. Temos prazer nisso. Fiquei pasma ao ver hoje um pai dar um ovinho ao filho, supostamente de chocolate, só pra observar o menino abrir, morder, e ver derramar-se a clara e a gema. Cara de surpresa da criança, risadas debochadas do pai.

Mas como dizia, Deus não é assim. Quando Ele faz algo, sempre tem um propósito. Como um verdadeiro mestre, quer fazer aflorar o melhor de nós. Assim agiu com Abraão, fazendo revelar sua fé, a ponto de ser ele mesmo conhecido como o "pai da fé". Às vezes Deus nos pede coisas estranhas, dolorosas até, mas Ele tem um objetivo, pois "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28). Abraão confiava nisso e sabia que Deus proveria.

Deus poupou Isaque, como nos poupa de muito sofrimento, que às vezes nem imaginamos, mas não poupou Seu "filho, Seu único filho", quando foi pra nos salvar. Nem sequer pensou duas vezes. Jesus, como Isaque, subiu ao monte, carregou o madeiro, mas não houve cordeirinho pra morrer em Seu lugar. E nem poderia. Só Seu imenso sacrifício poderia nos dar vida plena, vida eterna. Deus realmente proveu um cordeiro, como séculos antes havia profetizado Abraão. O "cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo".

Comente!

--------------------------

Filipe Reis reside em Vila Nova de Gaia, que fica na margem sul do Rio Douro, em Portugal. Adventista do Sétimo Dia, foi batizado em março de 1989. Colunista do blogue Nisto Cremos. Colaborador da Rádio Novo Tempo. Casado com Sofia, tem um filho.

Seu site:  http://otempofinal.blogspot.com/

Dia 3 - pr. Kleber Gonçalves

Baseado em Jeremias 29:13


"Um dia de cada vez, cada dia com Cristo"

Viver não é fácil. Ponto. Todos os dias nos deparamos com decisões a tomar, escolhas a fazer, cada escolha envolvendo ganhos e perdas. Todos os dias nos deparamos com dificuldades, problemas, tristezas, decepções. 

Se formos parar pra ficar pensando em como será o resto de nossas vidas, enlouqueceremos, é certo. Mas ao tentarmos viver um dia de cada vez, preocupando-nos com as coisas daquele dia apenas, e buscando a Cristo de todo o coração, a Bíblia diz que nós o encontraremos e Ele nos ajudará diante de nossas perplexidades.

Afinal, como já disse Jesus, "basta a cada dia o seu mal".

Que achou? Opine, sua contribuição é importante!

--------------------------

Pr. Kleber Gonçalves é pastor da Nova Semente, que é parte integrante da comunidade mundial dos Adventistas do Sétimo Dia. Formou-se em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, IAE-SP, fez Mestrado em Divindade (1998) e tornou-se Mestre em Administração Eclesiástica (2000) pela Andrews University nos EUA. Em 2005 concluiu o Ph.D. em Religião, com ênfase em Missiologia Urbana pela mesma universidade. Casado com Nereida, tem três filhos.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dia 2 - Denis Cruz

Baseado em Lucas 8:40-56

 

 

"Sua filha morreu. Não precisa mais incomodar o Mestre" (Lucas 8:49, A Mensagem).

Quão terrível deve ter sido para aquele homem, Jairo, ouvir essas palavras. Quem de nós nunca passou por uma situação desesperadora?

Como nós, Jairo sofria, e clamou a Jesus por um milagre. Nas duas versões da Bíblia que tenho aqui comigo, leio que ele se prostrou diante de Cristo, pedindo por sua filha, sua única filha. Mas o que Jesus fez? Continuou andando, e, no meio do caminho, curou uma mulher doente havia 12 anos (justamente a idade da filha de Jairo).

Às vezes, pedimos algo a Jesus e Ele não atende de imediato. Ficamos chateados e/ou perplexos. Alguns param até de pedir, e acham que Deus não se importa. Não foi o caso de Jairo. Ele insistiu. Após ter ouvido que a filha estava morta, confiou em Jesus, que tinha lhe dito que não se preocupasse, tudo ficaria bem.

Parece difícil confiar numa hora como essa. Mas foi o que Jairo fez. Primeiro, clamou. Depois, confiou, obedecendo a Jesus. Por fim, presenciou um milagre. 

Qual o milagre de que você precisa? Será que parece impossível ou grande demais para alguém fazer? Jesus ressuscitou mortos. Será que há algo que Ele não possa realizar?

Creia, confie, espere, obedeça. Que eu creia, confie, espere, obedeça. Vive em mim, meu Pai Querido!

Comente!

--------------------------

Denis Cruz é formado em Direito e atua como servidor público do quadro do Ministério Público do Mato Grosso do Sul. Autor de mais de cinquenta contos, de quatro livros publicados (Além da Magia, O Dia em que a água acabou, Alex e os índios terenas, O Livro Amargo) e de outros em fase de edição (A Descoberta de Tomé, Pescador de Homens e Saudade*), todos pela Casa Publicadora Brasileira. Seus livros já alcançaram a marca de cerca de 15 mil exemplares vendidos, sendo que os demais contos, somadas as visualizações virtuais e em revistas (Nosso Amiguinho, Revista Adventista, Conexão J.A.), possuem a marca de quase 1 milhão de visualizações. Casado com a professora de Letras, Elisa Z. Thomazini da Cruz, tem dois filhos.

Mantém os blogs http://www.deniscruz.com.br  e http://www.deniscruzedu.blogspot.com. Também publica no site http://www.outraleitura.com.br.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dia 1 - Michelson Borges

Baseado em Lucas 24: 13-32




Minhas impressões...

Jesus:

1) se importa conosco, com nossos problemas, nos ouve, assim como devemos fazer aos outros
2) entende nossas decepções, mas sempre tem algo melhor pra nos dar do que aquilo que imaginamos
3) se envolve em nossa vida e age, não simplesmente fica olhando nosso sofrer, e para solução dos nossos problemas Ele mostra Sua Palavra, do mesmo modo como devemos fazer hoje, ao nos depararmos com dificuldades
4) não "arromba a porta" nem "invade" nossa vida, mas sempre diz sim ao convite de um filho Seu

Além disso:

1) quando a palavra de Deus é aberta com sinceridade, isso faz arder nosso coração
2) quando encontramos Deus de fato, esquecemos as coisas menores e passamos a nos importar com as coisas realmente importantes

Preciso querer mais de Deus. Ajuda-me, Senhor, a te querer, te desejar, te ansiar...

E você, o que acha? Comente!

--------------------------

Michelson Borges é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, e editor de livros na Casa Publicadora Brasileira. Também é autor dos livros História da Vida, Por Que Creio, Nos Bastidores da Mídia (também publicado em espanhol, com o título Detrás de los Medios), Esperança Para Você e da Série Grandes Impérios e Civilizações, composta de seis volumes. Mestre em Teologia pelo Unasp, é membro da Sociedade Criacionista Brasileira e tem participado de seminários criacionistas por todo o Brasil. Casado com Débora Tatiane (co-autora do e-book Deus Nos Uniu), tem três filhos.

Endereço do blog:
http://criacionista-contato.blogspot.com/